“Nó” é
uma proposição oriunda do encontro entre Giltanei Amorim e Olga Lamas que
desencadeará na composição de um espetáculo de Dança. O Projeto surge no
intuito de encontrar modos de criação que possam subverter os caminhos
habituais vivenciados ao longo de nossa trajetória enquanto artistas, onde
pudemos perceber que, nos trabalhos que nos envolvemos até então, o tema era
determinado antes mesmo do processo, onde o objetivo final sempre se sobrepôs ao
próprio experimento. Deste modo, reconhecemos que o tema sempre foi um fator
determinante, limitador das questões que emergiam durante o processo, gerando
por vezes, incoerência entre este e o produto final. Neste sentido, “Nó” se
apresenta como um projeto experimental, onde buscamos viabilizar que uma
profusão de idéias possa explicitar as questões do espetáculo, onde possamos
valorizar o acaso e a imprevisibilidade como fatores relevantes do fazer
artístico, coerente com o mundo em que vivemos, onde nem todas as ocorrências
são passíveis de controle.
Para proceder aos
experimentos pretendemos subverter os percursos tradicionais e habituais da
composição artística, rompendo com a ordem das perguntas “o quê?”, “por quê?”,
“pra quê?” e “como?” em favor de um conjunto de mecanismos que possam
determinar, processualmente, as questões que o espetáculo deverá apresentar.
Para tanto, o “como?” assume o ponto inicial de nossa dança experimental, onde
nos preocupamos em estabelecer um modo de fazer que mesmo partindo de um “ponto
zero” - ou seja, sem um tema pré-definido, possa desencadear com a colaboração
de artistas convidados, numa proposição em dança, o “Nó” de um conjunto de informações oriundas de um coletivo de
pessoas, onde os meios justificam os fins. Desta maneira as perguntas “pra
quê?”, “por quê?” e “o quê?” virão desordenadamente, de acordo com as
necessidades do processo.
Para embasar tais
procedimentos tomamos emprestada a idéia de entropia sugerida pela Física, que
compreende a quantidade de energia que um sistema troca com seu meio e que
aumenta seu nível de desorganização. É nesse sentido que intentamos trabalhar,
trocando “energia” com os artistas convidados, que deverão estar propondo
experimentos para desorganizar/desestabilizar os resultados parciais que
estaremos alcançando. Então: Mãos a obra!
Este projeto foi contemplado pelo Edital Yanka Rudzka 2010 de apoio à montagem de espetáculos de dança no Estado da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário