quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Do que trata este projeto?



“Nó” é uma proposição oriunda do encontro entre Giltanei Amorim e Olga Lamas que desencadeará na composição de um espetáculo de Dança. O Projeto surge no intuito de encontrar modos de criação que possam subverter os caminhos habituais vivenciados ao longo de nossa trajetória enquanto artistas, onde pudemos perceber que, nos trabalhos que nos envolvemos até então, o tema era determinado antes mesmo do processo, onde o objetivo final sempre se sobrepôs ao próprio experimento. Deste modo, reconhecemos que o tema sempre foi um fator determinante, limitador das questões que emergiam durante o processo, gerando por vezes, incoerência entre este e o produto final. Neste sentido, “Nó” se apresenta como um projeto experimental, onde buscamos viabilizar que uma profusão de idéias possa explicitar as questões do espetáculo, onde possamos valorizar o acaso e a imprevisibilidade como fatores relevantes do fazer artístico, coerente com o mundo em que vivemos, onde nem todas as ocorrências são passíveis de controle.

Para proceder aos experimentos pretendemos subverter os percursos tradicionais e habituais da composição artística, rompendo com a ordem das perguntas “o quê?”, “por quê?”, “pra quê?” e “como?” em favor de um conjunto de mecanismos que possam determinar, processualmente, as questões que o espetáculo deverá apresentar. Para tanto, o “como?” assume o ponto inicial de nossa dança experimental, onde nos preocupamos em estabelecer um modo de fazer que mesmo partindo de um “ponto zero” - ou seja, sem um tema pré-definido, possa desencadear com a colaboração de artistas convidados, numa proposição em dança, o “Nó” de um conjunto de informações oriundas de um coletivo de pessoas, onde os meios justificam os fins. Desta maneira as perguntas “pra quê?”, “por quê?” e “o quê?” virão desordenadamente, de acordo com as necessidades do processo.

Para embasar tais procedimentos tomamos emprestada a idéia de entropia sugerida pela Física, que compreende a quantidade de energia que um sistema troca com seu meio e que aumenta seu nível de desorganização. É nesse sentido que intentamos trabalhar, trocando “energia” com os artistas convidados, que deverão estar propondo experimentos para desorganizar/desestabilizar os resultados parciais que estaremos alcançando. Então: Mãos a obra!




Este projeto foi contemplado pelo Edital Yanka Rudzka 2010 de apoio à montagem de espetáculos de dança no Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário